quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pensamentos bagunçados

Nunca mais melancolia.

Nessa história toda, nesse blablablá interminável de inconquistas, problemas e decepções...Eu cansei. Eu acordei. Eu abri os olhos. E finalmente, né?
Tudo isso até, claro, fechar de novo.
Confiar é difícil, mas tudo caminha para a prosperidade.

A gente nunca percebe o quão mais fácil tudo fica, uma vez que você toma conta e nota das coisas.
Decidi escolher valores. Decidi pensar no que acredito de verdade. Acredito na boemia. Acredito em beleza, liberdade, verdade, e amor. "Above all things I believe in love." Eu já mencionei aqui minhas teorias românticas intermináveis.
Flerto com a idéia de uma vida louca que jamais pensei seguir.
Flerto com a saudade de tempos que não conheci.
Por uma vida menos ordinária.
Por uma vida louca e limpa.
Por Kerouac, por Holden Caulfield, por Alexander Supertramp.

Só conhecemos de verdade um lugar, quando conhecemos as pessoas deste. Pessoas são impossíveis de conhecer. Elas estão sempre surpreendendo, de um jeito ou de outro. Com histórias que você nunca pensou em ouvir, por sentimentos que você nunca pensou compartilhar, por olhares que você nunca se imaginou dando ou recebendo. A beleza está na vida. Na coincidência que é estar vivo nesse universo, em cada planta, e no céu, eterno e interminável.
A verdade está nas pessoas. A verdade está no trabalho honesto, no se assumir como gente, cheio de defeitos e efeitos. De aprender e lidar com uma realidade que lhe foi imposta. Não escolhemos onde viver, não escolhemos aonde nascer, não escolhemos nossa cidade, família, irmãos. Escolhemos amigos, escolhemos caminhos, escolhemos paixões, e mesmo assim tudo já está praticamente determinado. Como pessoa unica de um contexto sociocultural único a nossa tendência é fazer coisas que qualquer pessoa na nossa situação faria. Mas é uma situação sempre unica e inigualável. E se mesmo assim somos capazes de surpreender, nós temos mágica, nós temos milagre, nós temos beleza, e nós temos verdade, em cada escolha. Adeus ao falso, ao irreal, à hipocrisia, e a tudo aquilo que deturpa nossa condição de experiência humana. Aceitação, verdade em primeiro lugar. Só na possibilidade da verdade podemos ter confiança, e verdade e confiança já são duas coisas bem difíceis por si só. Liberdade. O que é a liberdade? É desapego? O que é desapego? Como funciona o desapego? Liberdade é um conceito complicado. Sempre relativo demais. Liberdade é a sensação de não estar preso, de fazer o que quer, de não se preocupar com nada mais além daquilo que te importa. É, sim, desapego, é se despreender de regras, que te seguram, que te impedem de voar. Liberdade é o voô. O ainda mais improvável, tornando-se possível. É a habilidade de tornar isso possível. A nossa liberdade termina onde começa a do outro. Respeito, limites, regras. Liberdade de fazer aquilo, com aquilo que tem. Com aquilo que pode. Liberdade também tem regras. Mas não é nas regras que está o sucesso. Não posso falar de sucesso se não o tenho, nem sei o que é isso direito. Não sei se vem para o bem ou para o mal.
Agora ao amor. A razão de viver. O único lugar onde podemos encaixar todas as outras palavras. Beleza, liberdade, verdade.

"Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

Luís de Camões (1524-1580)

Camões define bem melhor que eu.

Cansei de procurar rachaduras em espelhos, os fantasmas da cabeça, e os monstros dentro do peito. Aceito para mim uma convivência saudável com todos, os fantasmas, os monstros e os esqueletos. Procuro a minha paz na paz dos outros. Na compreensão, no abraço.

8 comentários:

  1. O ives me mandou uma frase que é a seguinte: "Minha alma tem o peso da luz."
    É um titulo ou treixo de algum livro espirita, não sei ao certo, mas tomei essa frase para mim , pois de fato pertence a todos. Assim como tomei pra mim sua frase "quero viver uma loucura limpa", sempre me afundei em uma loucura suja e sem sentido...

    Sá como eu admiro sua capacida de organizar suas idéias e sentimentos traduzindo tudo isso num texto coerente, se eu soubesse fazer isso seria um tantinho mais satisfeito com a minha capacidade de me expressar.

    Esse post foi tão leve, sincero não menos que os outros, mas muito mais leve.tenho encontrado minha paz a cada dia um pouquinho por vez, axo que aprendi a ver a bad chegando nesses ultimos tempos. e encontrei mais um pouquinho da minha paz nas tuas palavra , acho que vida é troca.

    Fechar e abrir os olhos é um reflexo natural até no sentido mais subjetivos. beleza, liberdade, verdade, e amor são ótimos principios para se seguir algo em que eu acredito e tenho fé, mas só recentemente entendi o real significado dessas paravras...

    vou ficando por aqui embora eu tenha muito a dizer, cansei de te encher ahahah
    sério, fico muito feliz por tudo que senti lendo suas palavras, e digo isso sinceramente. Só a paz gera compreenção, é preciso estar sempre no momento presente com a cabeça e o coração e sempre em verdade.

    ResponderExcluir
  2. Outro comentárinho...
    Eu queria ter escrito esse post, cada palavra...
    Obrigado Sá
    simples assim

    ResponderExcluir
  3. amei o post! lindo e profundo assim como você.
    as suas palavras são a janela da tua alma.
    te amo prima!

    truth, beaty, freedom and love sempre.

    ResponderExcluir
  4. Garota, queria ter teu apreço pelas pessoas.
    Não, queria ter tua crença nelas...

    Mas Deus sabe como isso é difícil.

    Um conselho de alguém que não acredita no outro: cuidado com isso!

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei um montão. E quase li no teu texto uma frase que me acompanha faz tempo: liberdade é o vôo da consciência!! Que bom que entrei neste blog, escreve mais aí!
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Pedrinho pipoqueiro de Deus!

    "Minha alma tem o peso da luz" é uma frase da Clarice Lispector que você mesmo postou em seu blog, diacho!
    =)

    P.S.: Agora, sim, é o Ivinho...

    ResponderExcluir
  7. "A liberdade vem embalada em plástico, é colorida e tem gosto de isopor."

    ResponderExcluir